quarta-feira, 3 de junho de 2009

Banalizando Nostalgia - Internacional


Mais um Banalizando Nostalgia pra galera, trazendo dessa vez uma banda que eu particularmente gosto muito:

THE BREEDERS

A banda nasceu em 1988, na cidade de Boston, como um projeto paralelo da baixista do Pixies, Kim Deal. No álbum de estreia, Pod, lançado em 1990, também faziam parte do Breeders a guitarrista Tanya Donelly, a baixista Josephine Wiggs e o baterista Brit Walford.

O disco teve boa repercussão, trazendo um rock alternativo agridoce bem preciso. Após breve pausa e com formação diferente, o Breeders lançou o EP Safari em 1991, mesmo ano em que o Pixies anunciava seu fim , o que fez com que Kim pudesse dedicar-se exclusivamente ao novo projeto. Em 1993, veio Last Splash, terceiro trabalho da banda, que continha seu maior sucesso até hoje: Cannonball.




Last Splash conquistou o disco de platina e Cannonball ficou em primeiro lugar da Billboard por algumas semanas. Os anos de 1993 e 1994 foram dedicados a turnês em todo o mundo para a divulgação do último disco. No fim de 1994, exaustos com a rotina de viagens e shows, resolvem dar um tempo com a banda. Nessa época, Kelley Deal, irmã gêmea de Kim e guitarrista da banda, teve de afastar-se do Breeders por conta de problemas com drogas (já havia sido presa e passava por uma temporada em uma clínica de reabilitação).


Seus integrantes resolvem tocar outros projetos e muitos fãs ficam na expectativa de ver novamente a reuinião de toda a banda, o que não acontece durante todo o fim da década de 90. Em 2001, lançaram Title TK, quarto CD da banda. Atualmente, estão na ativa fazendo a divulgação do mais novo álbum, Mountain Battles.

Curiosidade:

- Kurt Cobain, ex-vocalista do Nirvana e ícone do rock dos anos 90, era um declarado fã do Pixies.

Wikipedia, Whiplash, Site Oficial, Terra

0 Digite aqui sua babaquice pessoal!: