O jornalista iraquiano Muntadhar al-Zaidi foi condenado ontem (10/03) a três anos de prisão pelo Tribunal Central Criminal do Iraque por ter atirado um par de sapatos no ex-presidente americano, George W. Bush, no dia 14 de dezembro.
O tribunal aceitou o argumento da defesa, que alegou que a atitude do jornalista foi uma ofensa, e não um ataque a um chefe de Estado. Caso contrário, o repórter -- que afirmou ter treinado antes -- poderia pegar até 15 anos de prisão.
Em grande parte do Oriente Médio, jogar sapato contra uma pessoa é um grave insulto. Significa que a pessoa vale menos que um calçado, que fica sempre no chão, sujo. Antes de jogá-los em direção a Bush, o jornalista gritou "É o beijo de despedida, seu cachorro!", outra ofensa seríssima para os árabes. O primeiro-ministro iraquiano ainda fez um gesto para proteger Bush dos sapatos.
A atitude de Zaidi o transformou em um herói nacional e gerou protestos públicos por todo o mundo contra a política internacional dos EUA.
Relembre a ação:
Mas não dá pra dizer que todos saíram perdendo com o fato. A bem da verdade, os envolvidos tiveram vantagens com o acontecido:
- O ex-presidente acabou se tornando vítima apenas moralmente, já que tem um reflexo digno de Matrix.
- A fábrica dos calçados usados no ato, Baydan Shoes Company, chegou a ter um aumento de 1.000% no número de pedidos mensais ao Iraque, passando de 15 mil para 300 mil pares.
- Já o jornalista Muntadar al-Zaidi também teve bons motivos para sorrir: se tornou heroi nacional, teve à disposição mais de 100 advogados dispostos a defendê-lo, recebeu uma oferta de 10 milhões de dólares pelos sapatos jogados e, para completar, um egípcio ofereceu a própria filha, de 20 anos, ao novo mártir-vivo iraquiano. A moça, Amal Saad Gumaa, concordou com a idéia.
Para descontrair, abaixo temos 2 jogos que circularam pela internet. No primeiro, você é o jornalista e tem que acertar o maior número possível de sapatos no ex-presidente. O segundo te transforma em um segurança do ex-füher norte-americano:
quinta-feira, 12 de março de 2009
Bush, O Jornalista e as Sapatadas
(clique nas imagens para iniciar os jogos)
Marcadores: banalizando, Bush, condenado, estados unidos, EUA, Iraque, jogo, preso, prisão, sapato
3 Digite aqui sua babaquice pessoal!:
Cara! Muito legal teu blog. Esta matéria eu postei no blog "minhocas na cabeça" de um amigo meu e coloquei a fonte é claro http://banalizando.blogspot.com/.....parabéns!!
NOTORIEDADE é a palavra. escrita errada, mas taí, made my point. HAHA
3 anos de cadeia??? E foi o Iraque quem concedeu a pena??? O mundo não é mais o mesmo... ou o Iraque está, só, fazendo um joguinho de cena :)
Uma pena que nenhum dos sapatos tenha acertado a cara do füher estadinudense. Sorte que inventaram esses joguinhos, pra gente 'consertar' a cagada :)
Abraços o/
Postar um comentário