quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Carta ao presidente

Juiz de Fora, 31 de agosto de 2005.


Prezado Sr. Presidente,

Começo dizendo que não me agradam os seus constantes pedidos de desculpas à nação. O senhor diz que o PT cometeu um erro e que os acusados precisam pagar por isso. Um erro, presidente? Roubo não é erro. Roubo – ou desvio ilegal, ou caixa-dois, ou Mensalão, ou como quiser – é crime, presidente. Crime!

Mas, segundo o senhor, todo governo é assim, não é verdade, presidente? Nós – leia-se o povão – é que estamos errados pela indignação e repúdio a toda essa histórica patifaria, não é mesmo, presidente? Patifaria!

O senhor também afirmou que nenhum cidadão brasileiro pode dar-lhe lições sobre moral e ética. Não seja megalomaníaco. É mister lembrá-lo que um dos maiores princípios de ética é a humildade, presidente. Humildade!

Lula, por qual motivo o senhor, pessoa idônea e respeitável, comporta-se como culpado? Bravatas populistas, no sertão de Goiás ou no interior do Piauí, não dão em nada, presidente. Nada!

E por que não foram tomadas medidas mais duras diante do escarcéu no qual o país vive, presidente? Não é paradoxal esculhambar as elites e eximir os companheiros bandidos, presidente? Bandidos!

O senhor não quer se suicidar como Getúlio, não quer ser deposto como Jango e nem renunciar como Jânio. Não precisa fazer nada disso. Só precisa agir. Não pode ser inócuo, presidente. O senhor sempre foi tão loquaz... quem ficou inócuo nessa situação, salvo diferenças, foi Collor, presidente. Collor!

Não perca mais tempo, presidente! O governo conquistou uma grande vitória com a não-aprovação da irresponsável medida de aumento do salário mínimo na Câmara dos Deputados. Use isso, presidente. Nem só de populismos vive um governo. E não se iluda com os bons números da economia, por favor. Eles levam a crer que o Brasil até que não está tão mal assim. Lêdo engano. O Brasil está péssimo, presidente. Péssimo!

Estamos estarrecidos, presidente. Saturados. Queremos ações, não demagogia. Explicações, não bravatas. Confiança, não esperança. Presente, não futuro. Aprenda isso, presidente. Aprenda isso!

Obrigado pela atenção dispensada.

Jhonatas Silva Franco

31/08/05



2 Digite aqui sua babaquice pessoal!:

Jhonatas Franco disse...

Comentem! Fiquem à vontade...

Manuella Castro disse...

Governo Lula é o que há de pior nos últimos tempos do Brasil!

Vergonha por cima de vergonha...uma lamentação.