quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quanto Cobrar? Valores para Trabalhos Publicitários

Boa tarde, moçada!

Costuma ser muito difícil para um publicitário iniciante determinar o quanto cobrar por seus trabalhos. Dessa forma, resolvi criar um método que considero ser justo e prático.

Como cada caso é um caso mas temos que ter um valor fixo, fiz alguns cálculos que explicam os valores que vou passar para vocês agora.

São muitas variáveis que devem ser levadas em conta. Separei as cinco que considero principais:

1) Tempo (o principal, que determina todos os outros);

2) Custo para a Empresa (todos os gastos ou perdas de ganhos da empresa com isso);

3) Importância de cada trabalho (quais serão mais utilizados);

4) Temporalidade (quanto tempo cada um será usado);

5) Importância do cliente (quais farão mais, quais farão menos e quais desses trarão uma visibilidade maior para as empresas - contratante e contratada);

Falarei de um por um:

1) Tempo

É determinado pelo grau de dificuldade de se conseguir as informações necessárias para se brifar e, posteriormente, realizar o trabalho. Mais difícil, mais demorado, portanto mais caro. Simples assim.

Podemos dividir em três grandes variáveis:

1 - Fácil: R$5,00

2 - Médio: R$7,50

3 - Difícil: R$12,00

2) Custo para a Empresa

Suponha que o funcionário ganhe R$600,00 por mês. Dessa forma, ele recebe cerca de R$3,40 por hora para realizar as suas funções. Como esse é um trabalho à parte, sugiro que esse valor seja dobrado: R$6,80. Além disso, ele utiliza, muitas vezes, o computador da firma, suas dependências, água, luz, etc. Dessa forma, acredito que o valor deva ser fixado em R$8,00.

Valor por hora: R$8,00 - (não se cobra hora quebrada. Após 10min, conta-se uma hora a mais)

3) Importância de cada trabalho:

Apesar de muitas vezes darem o mesmo trabalho, materiais com importância diferentes têm que ter valores diferentes. Não dá pra cobrar o mesmo por um spot de rádio, que será veiculado por 20 dias, e por um release, que é permanente, único (apesar de sofrer algumas alterações). Sugiro que fixemos os valores da seguinte forma:

Release: R$ 50,00

Spot Rádio: R$ 15,00

Comercial TV: R$ 35,00

Notícia Site: R$ 5,00

4) Temporalidade

Quanto menos tempo ela for utilizada, menos custará.

Release: R$ 20,00

Spot Rádio: R$ 5,00

Comercial TV: R$ 10,00

Notícia Site: 0

5) Importância do Cliente

Clientes com bom relacionamento com a empresa merecem valores mais em conta, para que fixem esses laços e realizem cada vez mais trabalhos conosco. É a velha lógica de mercado: fazer por pouco menos para fazer sempre mais. Seguem abaixo os percentuais de descontos:

Release: Grande importância: 30% Média Importância: 20% Pequena Importância: 10%

Spot Rádio: Grande importância: 20% Média Importância: 10% Pequena Importância: 0

Comercial TV: Grande importância: 30% Média Importância: 15% Pequena Importância: 5%

Notícia Site: Grande importância: 25% Média Importância: 10% Pequena Importância: 0

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Exemplos:

1 - Release: Fácil Release de Banda que despenderá duas horas de Tempo de trabalho pelo Colaborador (banda Importante):

(seguindo a numeração) R$5,00 + R$16,00 + R$50,00 + R$20,00 = R$91,00 - 30% = R$63,70

2 - Spot: dificuldade média, para empresa de pequena importância, que gastará uma hora de trabalho do colaborador:

(seguindo a numeração) R$7,50 + R$8,00 + R$ 15,00 + R$5,00 = R$35,50 (sem desconto)

3 - Comercial de TV: difícil, para empresa importante, que gastará quatro horas de trabalho do colaborador:

(seguindo a numeração) R$12,00 + R$32,00 + R$35,00 + R$10,00 = R$89,00 - 30% = R$62,30

4 - Notícia Site: dificuldade média, para empresa de média importância, que gastará 40 minutos pelo colaborador:

(seguindo a numeração) R$7,50 + R$8,00 + R$5,00 + R$0 = R$20,50 - 10% = R$18,45

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Vale lembrar que esses custos não são de produção, mas sim de roteirização. É o preço que se paga para ter os textos de locuções em off, diálogos e demais situações das cenas - no caso das notícias, não inclui fotos.

Espero que tenham gostado e peço desculpas pela quantidade de informações. Quis ser o mais didático possível para que fosse implementado um padrão único, válido para todas as demandas.


Jhonatas Franco

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