quarta-feira, 15 de julho de 2009

Banalizando Nostalgia - Nacional

Ontem tive um curso de aperfeçoamento - coisa do trabalho - e não pude postar nada durante toda a tarde. Por isso, o Banalizando Nostalgia - Nacional ficou pra hoje.


VANGE LEONEL


Cantora, compositora, escritora, ativista, politicamente enganjada... vários são os projetos em que Vange Leonel já se envolveu, e em muitos deles continua na ativa. Paulistana de 46 anos, lançou seu primeiro disco em 1987, quando ainda tocava na banda de Rock Nau. O disco não teve grande repercussão, mas credenciou os músicos a tocarem na coletânea Não São Paulo II, pelo selo Baratos Afins.

Dois anos depois, Vange resolve seguir carreira-solo. Ainda em 1991, surge o primeiro disco da cantora -
Vange, fruto da parceria com a jornalista Cilmara Bedaque. Lançado pela Sony Music, o CD foi sucesso imediato, graças principalmente à música de trabalho: Noite Preta.



A música tocou nas maiores rádios durante um bom tempo, tendo ficado em
4º lugar na lista das 100 mais tocadas do país, entre nacionais e internacionais. Outro motivo (talvez o principal) para o grande sucesso é o fato de ter sido música-tema da novela Vamp, da TV Globo. Revejamos a abertura:



Nos anos que se seguiram, Vange fez vários shows, participou de outros discos e recebeu prêmios. Em 1995, sai o segundo disco da carreira,
Vermelho, lançado pela Medusa Records, de sua propriedade. No mesmo ano, a cantora assume sua homossexualidade e se torna ativista LGBT, além de passar a escrever para periódicos voltados a esse público.

Atualmente, Vange escreve para o site Mix Brasil, com a coluna Bolacha Ilustrada, e para a Coluna GLS da Revista da Folha, quinzenal da Folha de São Paulo.

wikipedia, entrevista, blog oficial


O Banalizando Nostalgia Internacional vai ser postado ainda hoje. Aguardem!

0 Digite aqui sua babaquice pessoal!: