terça-feira, 7 de julho de 2009

Banalizando Nostalgia - Nacional

Após duas semanas de hibernação recesso, motivados pela última semana de aulas do semestre (trabalho, trabalho, trabalho, prova, prova prova) e pelos textos sobre a decisão do STF (e os debates subsequentes), o Banalizando Nostalgia retorna a este humilde blog, trazendo mais um som que há muito não curtimos por aí.


VINNY


Paulista da cidade do Leme, a 188km de São Paulo, Vinícius Bonotto começou a carreira tocando em grupos de menor expressão nas noites do Rio de Janeiro, para onde se mudou ainda criaça. Estudou direito e psicologia antes de dedicar exclusivamente à música, fato ocorrido em 1995 com o primeiro CD da carreira-solo - Vinny, lançado pela Indie Records, sem grande repercussão.

Dois anos depois, surgiu o álbum
Todo Mundo, que mesclava sua voz grave e densa com sons típicos das baladas mais dançantes. O sucesso foi imediato e o disco teve projeção nacional, vendendo cerca de 100.000 cópias. É dele que vem o maior sucesso da carreira do cantor, Heloísa Mexe a Cadeira:



Com o sucesso, Vinny se tornou figura fácil dos principais programas de entretenimento do país. Fez participações em filmes e discos de outros artistas - Xuxa e Tiazinha(?), por exemplo. Em 1998 saiu o terceiro CD da carreira,
Na Gandaia, firmando o casamento do cantor com os ritmos eletrônicos mais animados. Desse disco, destaque para o hit Shake Boom.


Chega o ano de 1999 e, com ele, chegam às prateleiras
O Bicho Vai Pegar, que mostra uma relativa volta às origens do som do cantor, mais voltadas para o Rock, apesar de ainda existirem as músicas-festa-HiFi-noitada que o tornaram conhecido do grande público. Esse resgate pode ser observado no single do CD, Te Encontrar de Novo.

Os dois discos seguintes -
Quando o Tempo Para, de 2000, e Até Você Chegar, de 2001 - tiveram fraca repercussão no cenário musical do país, traçando a linha perseguida por Vinny de se aproximar do folk-pop-rock. Em 2004, o álbum A Mais Perfeita Forma de Amor fez um single que tocou bastante nas rádios do país. Trata-se da baladinha Universo Paralelo.



O cantor ainda lançou mais dois CDs:
A Máquina do Dia, de 2006, e um CD acústico em 2008, intitulado Acústico e Circular. Vinny segue fazendo shows por todo o país.


1 Digite aqui sua babaquice pessoal!:

Anna Duzzi disse...

Nossa, mas vinny era tão bom.
até tenho aquele cd "XX músicas do século XX" hahaha