quarta-feira, 15 de julho de 2009

Banalizando Nostalgia - Internacional

SUPERGRASS


Originária de Oxford, na Inglaterra, o Supergrass foi composto por Gaz Coombes (guitarra/voz), Mickey Quinn (baixo) e Danny Goffey (bateria). O início aconteceu em 1994, após a The Jennifers, banda anterior de Coombes e Goffey, encerrar suas atividades. Influenciados por clássicos do Rock como Stones, Beatles e The Who, o Supergrass optou por juntar esses sons com as pegadas mais rápidas do Punk Rock, acrescidas de letras leves e bem humoradas; era o famoso Britpop, abreviação de British Pop (Pop Britânico), som local muito famoso até os dias atuais.

O primeiro single da banda,
Caught By The Fuzz , foi lançado ainda em 1994 e chamou a atenção de público e crítica. As 250 gravações da demo foram vendidas rapidamente e a Parlophone, do grupo EMI, resolveu bancar a regravação e relançamento do single, no ano seguinte. Como a aceitação foi ainda melhor, no ano seguinte veio o álbum de estreia dos caras: I Should Coco, que vendeu milhões de cópias e estourou graças ao maior sucesso da banda até hoje: Alright.



A
baladinha infanto divertida Alright coloca o Supergrass no topo das paradas e a banda sai em uma turnê que dura 18 meses, passando por diversos países do mundo e incluindo o Brasil, no Hollywood Rock, em 1996. Após uma pequena pausa, lançam In It for the Money, segundo disco da banda, em 1997. O álbum é bem recebido por público e crítica, se destacando por apresentar sonoridade ligeiramente mais trabalhada e letras idem, apesar de ainda manterem aquele jeito "moleques atentados constantemente empolgados".

A banda havia perdido espaço no Mainstream inglês por conta de Oasis e Radiohead, também britânicos, que estavam estourados e jogaram o Britpop para o segundo escalão musical inglês. O álbum seguinte, homônimo da banda, foi lançado em 1999 e não repetiu o sucesso dos dois primeiros, conseguindo lugares modestos nas listas de mais vendidos. É considerado pela maioria dos fãs o pior álbum da banda.


Três anos depois,
Life on Other Planets é lançado e o Supergrass faz as pazes com público e crítica, já que une a leveza das letras de I Shoud Coco com a sonoridade mais trabalhada de In It for the Money. O álbum seguinte, Road to Rouen (2005), mantém a boa forma dos ingleses e é bem elogiado por fãs e especialistas. Em 2006 os caras estiveram por aqui novamente, tocando no Campari Festival. A banda segue em atividade.


0 Digite aqui sua babaquice pessoal!: