domingo, 31 de maio de 2009

Curiosidade

Aproveitando a deixa do post anterior e da minha noite anterior, resolvi trazer à vocês mais um gostinho da sess(ç?)ão...


Por que sentimos vontade de vomitar ao colocar o dedo na garganta?

Por puro reflexo! Quando colocamos o dedo no fundo da garganta ou mesmo na base da língua estimulamos terminações do nervo vago, que percorre o pescoço, o tórax e o abdome. Esse estímulo chega à área do cérebro responsável pelo vômito, produzindo primeiro a náusea e, em seguida, a expulsão do conteúdo do seu estômago. "É o que chamamos de vômito induzido", afirma o gastrocirurgião Wagner Marcondes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Apesar de muitas pessoas recorrerem a esse método, por exemplo, após beber além da conta, todo cuidado é pouco. "Provocar o vômito com força pode causar feridas no esôfago e em casos raros até sua ruptura", diz o clínico geral Antônio Carlos Lopes, também da Unifesp. Outro problema sério que envolve o vômito induzido é a bulimia, desordem psiquiátrica que atinge principalmente mulheres jovens. "As pessoas comem, comem e em seguida provocam o vômito para eliminar o excesso", diz o gastroenterologista Décio Chinzon, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Além de poder estar associada à depressão, a bulimia causa graves prejuízos físicos, como a eliminação de potássio, mineral importante para o bom funcionamento do organismo e cuja falta pode levar à desnutrição.

Dentes, esôfago e céu da boca são afetados pelo vômito induzido com regularidade: os dois primeiros se desgastam com o ácido que sai junto com os restos do estômago e o céu da boca fica machucado pelo dedo.


Hugo, Raul, Steven, cada um chama como quer!

Terminações nervosas ligam a garganta ao cérebro e ao estômago

1. Quando você toca a garganta com o dedo, pressiona uma das várias terminações do longo nervo vago, que se estende da cabeça à região abdominal. Isso aciona o chamado centro do vômito, localizado na base do cérebro e também conectado a terminações do nervo vago.

2. Quando o estímulo produzido na garganta chega ao cérebro, este envia uma ordem de contração para a musculatura do estômago, do abdome e do tórax. Tanta pressão faz com que os alimentos que já estavam no estômago subam de volta para o esôfago.

3. Ao mesmo tempo em que o abdome se contrai, acontece o relaxamento e a abertura dos esfíncteres superior e inferior, válvulas musculares localizadas respectivamente na entrada do esôfago e do estômago. Com as válvulas abertas, o caminho para o vômito ser expelido fica livre.

Fonte: Mundo estranho


Mas vale lembrar daquele ditado sapientíssimo: "NÃO AGUENTA, BEBE LEITE."

1 Digite aqui sua babaquice pessoal!:

Anônimo disse...

esse post foi uma merda fikdik