terça-feira, 26 de maio de 2009

Banalizando Nostalgia - Nacional

Mais uma terça-feira se inicia, mais um Banalizando Nostalgia invade o blog com as velharias os clássicos de nossa música nacional!

SEMPRE LIVRE


A banda Sempre Livre foi formada na cidade do Rio de Janeiro, em 1984. Contando só com mulheres, fazia com competência o estilo Pop/New Wave que marcou a década de 80, com músicas dançantes e refrões de fácil assimilação. O nome do grupo fazia referência à famosa marca de absorventes.

No mesmo ano, lançaram o disco Sempre Livre, produzido por Rubin -- o mesmo do grupo As Frenéticas, breve aqui --, que estourou nas rádios com um dos hinos dos oitentistas mais nostálgicos: Eu sou Free.



No ano de 1986 saiu o disco Aviões de Combate, que também teve boa aceitação e um hit, Esse Seu Jeito Sexy de Ser (clipe), mas não repetiu a dose do anterior. Entre a criação deste disco e o momento seguinte a ele, o grupo já havia passado por várias mudanças na sua formação: 2 trocas de vocalistas, 2 trocas de guitarristas e 2 trocas de tecladistas.

Após muitas substituições e alguns insucessos, o grupo se desfez em 1986. Em 1991, o Sempre Livre lançou Vícios da Cidade, após cinco anos parado. Da formação original (a última), apenas a baterista ainda fazia parte.

Dulce Quental foi a primeira vocalista do Sempre Livre

Curiosidades:

- O maior hit do Sempre Livre, Eu Sou Free, foi uma parceria de Rubin, o produtor anteriormente citado, e Patrycia Travassos, famosa atriz brasileira, que também escreveu canções para a Blitz e foi roteirista da TV Pirata. Atualmente está na Record, interpretando Irma Mayer na novela Caminhos do Coração.

- A primeira vocalista do Sempre Livre, Dulce Quental, lançou 3 discos entre 1985 e 1988, todos sem grande expressão. Após 16 anos sem gravar, lançou em 2004 o disco Beleza Roubada, bastante elogiado pela crítica especializada. Talvez por isso (ou também por isso), participou do especial Anos 80 - Multishow, que fez grande sucesso, cantando a música Fui Eu (clipe).

- Clique aqui para acessar o blog de Dulce Quental.


6 Digite aqui sua babaquice pessoal!:

Anônimo disse...

Amei este perfil completo da banda Sempre Livre. Quem não viveu os anos 80 não sabe o que perdeu.

Adorei a banda na fase da Tonia Schubert também, que deu um 'quê' ainda mais rebelde às canções. Amei ler sobre elas aqui. ;)

Celina

Jhonatas Franco disse...

Obrigado, querida!

Volte sempre!

=)

Madilson disse...

Jhonatas, procuro DESESPERADAMENTE por uma música de 86 que continha o seguinte trecho: "estou chamando, te procurando, quem diria, imaginando fantasiando, o que seria...só não diga que esse sonho acabou, isso tudo é nostalgia" . Acredito que esta música faz parte do EP de 1986 do SEmpre livre. Se vcoê souber algo, me ajuda? Obg, o seu blog está demais!

GG Produções Culturais disse...

“SEMPRE LIVRE”
Show anos 80
A PRIMEIRA BANDA FEMININA DO PAÍS VOLTA AOS PALCOS DO MUNDO!

Quem não se lembra do refrão “Eu sou free, eu sou free demais” que contagiou uma geração ávida por pop-rock na década de 80? Formada por cinco mulheres que cantam e tocam de verdade, o Sempre Livre estar de volta aos palcos com o mesmo entusiasmo que cativou o público e a mídia. A banda se apresenta agora com novas integrantes. Além da Flávia Cavaca (baixo e vocais) e Lúcia Lopes (bateria e percussão) que permanecem desde a primeira formação, unirão-se a compositora Denise Mastrangelo (teclados e vocais), Ana Cris (guitarra e vocais), e Andréa Montezuma, um vulcão em erupção, com sua trepidante voz cantando á frente do grupo musical. Reeditando os maiores sucessos da banda, o show “Sempre Livre Anos 80” sacode e embala a galera com “Eu Sou Free” ( Patrícia Travassos e Rubam), “Seu Jeito Sexy de Ser” (Evandro Mesquita, Patrícia Travasso e, Lui), “Fui Eu” (Herbert Viana), entre outra músicas, relembrando, ainda, grandes nomes que palpitaram os corações naquele período, como Rita Lee, Metrô, Cazuza, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Ultrage á Rigor, Léo Jaime, e tantos mais. Vale conferir o show do SEMPRE LIVRE, a melhor banda de pop-rock feminina, que provoca nos dias de hoje toda a euforia que deslumbrou sua fiel legião de fãs.
Contatos para shows: Germana Galvão - 83 – 8894.9153
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=6191985706778961823
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpp&uid=10294637286373785044
gg_producoesculturais@yahoo.com.br
banda " SEMPRE LIVRE" de volta aos palcos, contrate já

GG Produções Culturais disse...

25 anos da banda "SEMPRE LIVRE", venha comemorar conosco na "The WEEK "- Rua Sorocaba Cabral 154 - Saúde/Rio de Janeiro/RJ - 23h00 -08/10/10. Direção e participação especial "ELBA RAMALHO ".Contatos para shows: gg_producoesculturais@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem era o empresário da banda, na década de 80? Obrigado!