quarta-feira, 27 de maio de 2009

Banalizando Nostalgia - Internacional

Quarta-feira, dia de mais um Banalizando Nostalgia - Internacional. Direto ao que interessa:

NEW RADICALS


Dessa vez temos uma mais que legítima one-hit-wonder (banda de um sucesso só).

O New Radicals foi criado em 1997, tendo como mentor e único membro fixo o vocalista e guitarrista Gregg Alexander, que escrevia as letras e fazia os arranjos de todas as músicas. Ele já trabalhava compondo e produzindo músicas para outros artistas, e o New Radicals foi uma espécie de "tempo" que ele estava dando para a produção de discos de terceiros, algo como um "projeto-solo" temporário.

A banda californiana fazia um Rock Alternativo, com influências do Soul e Rock'n Roll Setentista, transformando o som num tipo de Pop Rock agradável e bem tocado. O único disco, Maybe You've Been Brainwashed Too, de 1998, contém seu maior (tudo bem, o único) sucesso: You Get What You Give.


o youtbe impede a incorporação desse vídeo. Caso não consiga ver no DailyMotion, clique aqui

Apesar da boa aceitação de público (5º lugar no Reino Unido) e crítica (foram muito elogiados pelo vasto campo de influências musicais, o que dava originalidade ao som), a banda passou a cancelar shows e até mesmo uma turnê britânica que faria em 1999, dando a entender que o fim estava próximo. E estava.


Ainda em 1999, Gregg Alexander, cansado das exaustivas viagens e entrevistas intermináveis, resolveu pulverizar o New Radicals e se dedicar exclusivamente à criação/produção de músicas para outros artistas. Antes ainda foi lançado o "projeto de Hit" Some Day You'll Know(ver no youtube), que não emplacou da mesma forma que o primeiro.

Curiosidades:

- Um dos trechos do Hit You Get What You Give foi muito comentado por críticos de música à época do lançamento. Ele dizia: "A moda fecha com Beck e Hanson/ Courtney Love e Marilyn Manson/ Vocês são todos falsos, corram para suas mansões/ Passem por aqui e nós chutaremos seus rabos" (bravinho, não?)

- Como produtor musical, Alexander trabalhou com, dentre outros, Enrique Inglesias e Carlos Santana. Deste último, lançou a vencedora do Grammy de 2003, a parceria de Santana com Michelle Branch, The Game of Love (ver no youtube)


wiki (português), wiki (inglês), Best Rock(port. Portugal), Star Pulse (inglês)

0 Digite aqui sua babaquice pessoal!: