quarta-feira, 13 de maio de 2009

Banalizando Nostalgia - Internacional

Essa eu tenho certeza que muitos de vocês, principalmente os nerds, vão se lembrar.

BLUR



O Blur foi fundado em 1989 em Londres, Inglaterra. Comandada por Damon Albarn, adquiriu sonoridade própria, bem assemelhada ao Rock Alternativo e Psicodélico, com guitarras mais secas e incisivas, estilo que ficou conhecido como Britpop.

A banda lançou inicialmente os discos Leisure (1991), Modern Life is Rubbish (1993), Park Life (1994) e The Great Escape (1995), que renderam fama no cenário inglês e fizeram acirrar uma rivalidade natural entre o Blur e o Oasis. Rivalidade essa que não trouxe muitos bons frutos à banda, já que no mesmo ano de lançamento do disco The Great Escape o Blur foi engolido pelo What's the Story (Morning Glory), um dos maiores sucessos do rival até hoje.


No ano de 1997 veio a redenção, juntamente com o sucesso nos EUA. O lancamento do CD Blur trouxa fama e fãs por todo o mundo, trazendo como carro-chefe a música Song 2 (música-tema do jogo mundialmente conhecido FIFA 98):

O clipe oficial pode ser visto aqui (não pôde ser incorporado ao blog)

Após o sucesso alcançado, lançaram o CD 13, também com boa repercussão, que passou a mesclar alguns elementos eletrônicos nas canções. Depois da turnê de divulgação do disco, o Blur deu uma parada para que seus membros se envolvessem mais fortemente em projetos paralelos. O guitarrista Graham Coxon lançou um álbum solo (o segundo da carreira) e Damon Albarn se envolveu em um projeto que fez até mais sucesso que o próprio Blur: o Gorillaz.

Em 2002, Coxon resolveu sair da banda, insatisfeito com os rumos que ela havia tomado. O disco lançado em 2003, Think Tank, não foi bem aceito por público e crítica, principalmente pelo fato de Coxon ser muito querido entre os fãs.

A banda resolveu encerrar as atividades no mesmo ano e, desde então, nada foi lançado. A volta do Blur, porém, foi confirmada pelos integrantes originais e eles já estão ensaiando para os shows, que começam no meio do ano. Desde 2000 que a banda não se reúne para tocar ao vivo.

0 Digite aqui sua babaquice pessoal!: