quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Turma do Chaves

É difícil achar alguém que nasceu a partir da década de 80 e não gosta de ficar perdendo tempo assistindo ao "Maior Sucesso Mundial do México", Chaves.

Homenageando El Chavo nesse post, apresento-lhes um vídeo, datado de 2006, que mostra uma entrevista com os dubladores -- quem nunca teve a curiosidade de saber de quem eram as vozes? -- da série:




Não satisfeito, posto também um "Before/After" de cada um dos participantes:







Mas, afinal de contas, o que aconteceu com cada um deles?

Como vivem?

Aliás, ainda vivem?

Tá aí a resposta:


Roberto Gómez Bolaños - Chaves, Chapolin - ( * 1929 / † - ) 80 anos:
No dia 19 de novembro de 2004, Chespirito e Florinda Meza, intérprete da personagem Dona Florinda, se casaram, após mais de 25 anos de união “não-oficial”. Na época, o comediante tinha 75 anos. O casamento ocorreu na Cidade do México. Atualmente, Roberto Bolaños vive com a sua esposa, Florinda, no México. Bolaños é pai de seis filhos, fruto do seu primeiro casamento – ele se casou duas vezes.

Florinda Meza - Dona Florinda - ( * 1948 / † - ) 60 anos: Um fato bastante curioso na vida da atriz foi o pequeno romance que ela teve com o ator Carlos Villagrán (intérprete do Quico, no Chaves). Dizem até, que um dos motivos que mantiveram afastados por mais de 20 anos Carlos Villagrán e Bolaños foi, justamente, os ciúmes de ambos. Participou, junto com Chespirito, da campanha que elegeu Vicente Fox à presidência do México. Hoje, Florinda Meza vive no México com seu marido, Roberto Gómez Bolaños.

Carlos Villagrán Eslava - Quico - ( * 1944 / † - ) 64 anos: No final de 1978, Carlos Villagrán decidiu sair do elenco do Chaves para estrear um programa solo na Venezuela, que se chamou "Frederico". Segundo Villagrán, ele deixou a série Chaves porque o seu personagem estava ficando mais popular que o próprio Chaves, e isso incomodava Roberto Gómez Bolaños "Chespirito". Atualmente, Carlos vive na Argentina com sua esposa, com quem teve seis filhos: Paula, Sylvia, Samantha, Edson, Gustavo e Vanessa. Tem ainda um circo chamado "El Circo de Kiko", que, inclusive, já veio ao Brasil, em meados da década de 90.

Ramón Valdez - Seu Madruga - ( * 1923 / † 1988) †65 anos†:
Nos últimos anos de sua carreira, Valdez dedicou-se a viajar com seu circo por toda a República Mexicana. Em 9 de agosto de 1988, Ramón Gómez Valdez y Castillo veio a falecer, deixando aproximadamente dez filhos e milhões de fãs ao redor do mundo. A morte de Valdez se deve ao fumo em excesso, que ocasionou um câncer no pulmão, que se espalhou para o estômago, e veio a levar o inigualável Ramón Valdez à morte. Com certeza todos do elenco sentiram muito a perda do companheiro, mas talvez quem mais sofreu foi Angelines Fernández, a Dona Clotilde. No enterro, ela permaneceu cerca de duas horas de pé, junto ao caixão do saudoso Ramón. Os dois eram muito amigos. Em todo o velório, ela repetia aos prantos: "Mi rorro, mi rorro...".

Maria Antonieta - Chiquinha - ( * 1950 / † - ) 59 anos: Assim como a maioria de seus ex-companheiros, Maria também era proprietária de um circo, onde se apresentava por toda a américa latina e EUA. Mas, no mês de julho de 2003 ela despediu-se da carreira circense na cidade de Toluca, no México. Em 2001, Maria ganhou sua primeira neta. No ano de 2002, sofreu um pré-infarto, mas poucas semanas depois já estava bem.

Rubén Aguire Fuentes - Professor Girafales - ( * 1934 / † - ) 75 anos: Desde de 1976, Rubén é proprietário de um circo: "El Circo del Professor Jirafales". Mas, nos últimos tempos, tem mantido-se afastado do seu público e deixado de fazer shows, pois sente muita vergonha do seu corpo. Atualmente, o ator que ficou conhecido interpretando o Professor Girafales está pesando mais do que pesava antes o próprio Seu Barriga. Aguirre engordou mais de 25 quilos devido ao uso de um medicamento para curar um problema que tinha na perna há alguns anos. Hoje, Rubén Aguirre vive com sua esposa, Consuelo Aguirre, com quem teve 7 filhos.

Edgar Vivar - Sr. Barriga - ( * 1947 / † - ) 62 anos: "Médico de profissão e ator por maioria de votos". É assim que o intérprete do personagem Sr. Barriga se define. Edgar Vivar despediu-se dos personagens Seu Barriga e Nhonho em 2002. Na opinião do ator, seus personagens já cumpriram um ciclo e os anos já lhe são um peso. Durante uma entrevista, Edgar participou de um episódio recriado, com outros atores interpretando os personagens Chaves, Chiquinha, Quico, Seu Madruga e Dona Florinda. Atualmente, Edgar está co-dirigindo uma série de tevê argentina, com história de suspense. É divorciado e tem 2 filhos.

Angelines Fernández Abad - ( * 1922 / † 1994 ) †71 anos†: Angelines Fernández nasceu em 9 de julho de 1922, na cidade de Madri, Espanha. O maior êxito como atriz foi encarnar a personagem Dona Clotilde, cujo a característica principal era ser feia. Curiosamente, Angelines foi, em sua juventude, considerada uma das mulheres mais belas do México. Paloma Fernández, filha única de Angelines Fernández, contou em entrevista que na vida real a sua mãe era vista realmente como uma "bruxa" pelas crianças e ela não gostava disso, ficava brava igual a Dona Clotilde. Faleceu em 25 de março de 1994, aos 71 anos de idade, com câncer no pulmão, devido ao fumo em excesso. Seu corpo descansa em Mausoleos del Ángel, no México.


ATORES SECUNDÁRIOS

Horácio Gómez Bolaños - Godínez - ( * 1930 / † 1999 ) †69 anos†: O eterno Godínez, irmão de Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, era um dos três filhos de Elsa Bolaños Cacho Francisco Gómez Liñares. No final de 1999, Horácio, então com 69 anos de idade, passou a ter que se locomover apoiado a uma bengala, devido a uma fratura que sofrera no fêmur. Em 21 de novembro de 1999, Horácio Gómez Bolaños morre devido a um enfarte. Suas cinzas descansam na igreja Chestojobak, Lomas de Chapultepec.

Raul Padilla - Carteiro Jaiminho - ( * 1918 / † 1994 ) †76 anos†: Raul passou a integrar o grupo de atores dos seriados criados por Bolaños no final da década de 70. Interpretou, no humorístico Chaves, o personagem Jaiminho. Atuou, também, no Chapolin. Foi casado com Magda Guzman e teve, com ela, um filho chamado Rafael Padilla, que é ator. Faleceu em 3 de fevereiro de 1994, devido a problema de saúde relacionados a diabete.

Informações direto do Arquivo Confidencial / Túnel do Tempo dos personagens obtidas no completo TURMA DO CHAVES.

6 Digite aqui sua babaquice pessoal!:

Anônimo disse...

Maravilha de post, cara! Faz tempo que não via nem lia nada a respeito dos atores de uma das séries que mais marcaram a minha infância. Bateu uma saudade aqui...

Abraços o/

Anônimo disse...

Nossa! A dona clotilde e o seu madruga morreram por causa do cigarro! Isso nos diz alguma coisa, não? Que coisa né? Saudade daquela época! Que a única coisa que tinha pra ver era o chavez enquanto minha mãe preparava o almoço... sinto falta daquela época! Viu que o seu link está no meu blog? :-*

Dany disse...

Nunca assisti Chaves !! ahaha ! mas conheço a turma , claro e valeu o post !!!

dificil ser eu disse...

amOo kii amOo...ESSA TURMIMINHA!!!

ADOROOOH LEMBROO MTO A MIINHA INFANCIA QDUU ASSISTOO ELES...

ELES FAZE E FAZ PARTE DA MINHA VIDAAH...

Amauri Gama disse...

O personagem que eu achava mais engraçado era o seu madruga...
Adoro Chaves até hoje!

Anônimo disse...

kara eu nao sabia q a metad da turma tinha falecido to orrorizada. mais foi muito bom vc t colocado isso sobre eles.bateu uma saudade deles,eles fazem part da minha infancia.adorooooo essa turminha