terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Paradoxo Eleitoral

No dia em que comemoram, os 20 anos da Constituição, brasileiros de todo o país foram às urnas escolherem seus representantes municipais, aqueles que os governarão pelos próximos 4 anos. Mais uma vez, provamos com esse pleito que temos uma eleição das mais paradoxais do mundo. Explico.

Temos um processo eleitoral que beira à perfeição: urnas modernas e seguras, voluntários participativos e atuantes, grande número de Seções e Zonas Eleitorais... tudo no seu devido lugar. Há, porém, um câncer que precisa ser extirpado de nosso "corpo eleitoral": a capacidade que possuímos de escolher mal nossos candidatos. É consternante vermos Túlio Maravilha como vereador em Goiânia, Frank Aguiar como potencial vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Netinho de Paula como o terceiro mais votado vereador de São Paulo, dentre outros. Há um sem-número de exemplos de como ainda somos influenciados por produtos da mídia que, fora o entretenimento, nada têm a oferecer a seus eleitores, digo, espectadores. Cantores cantam, jogadores jogam, atores atuam. Tudo no seu devido lugar.

Enquanto grande parte dos brasileiros insistir nessas atitudes, continuaremos inócuos, impotentes, presos em uma nação que se orgulha de suas eleições, mas que deveria se envergonhar de seus eleitos.


Jhonatas Silva Franco
07/10/2008


1 Digite aqui sua babaquice pessoal!:

Erika disse...

Palavras contundentes, idéias precisas, valores límpidos. Parabéns, Jhoninho! Vc sempre consegue nos provocar com seus textos.