terça-feira, 7 de outubro de 2008

O (des)Serviço Social

O Ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira, defendeu a criação de um novo serviço obrigatório, além do militar: o Serviço Social. Jovens de 18 anos dispensados no alistamento militar seriam enviados ao interior do país para auxiliar comunidades carentes. Até as mulheres seriam obrigadas a servir à pátria nesse novo formato. E o jovem que estiver na faculdade poderia executar tarefas condizentes com sua formação.

Esse tal "Serviço Social", se não repensado, será mais um dos inúmeros desserviços prestados ao nosso país. Infelizmente sabemos que nossos jovens estão cada vez mais apolíticos, distantes, alheios aos problemas da sociedade. Não se preocupam sequer com o próprio voto. Obrigá-los a adquirir responsabilidade social é um erro. O auxílio por eles prestado não seria eficaz, o jovem não se conscientizaria adequadamente e o país nada ganharia.

Temos mais um exemplo de fuga às duas nuances principais desta temática: a necessidade crônica de investimentos em infra-estrutura e educação. Só assim teremos jovens politizados, preocupados realmente com nossa realidade. Sem imposição. Sem imediatismos.

Com o perdão pelo clichê, enquanto o Sol estiver sendo tampado com uma peneira, ficaremos fadados a conviver com nossos problemas e imperfeições, fruto de nossa própria incompetência.

Jhonatas Silva Franco
01/10/2008


0 Digite aqui sua babaquice pessoal!: